Inscrições para o Encceja Nacional começam nesta segunda

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, e serão aplicadas em agosto.

Jovens e adultos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no dia da realização das provas; não ter concluído ainda o Ensino Médio.

A partir de 2018, os candidatos inscritos que faltarem ao Encceja e quiserem se inscrever novamente em outro ano deverão justificar a ausência. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem deseja obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter habilidade nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O candidato deve informar, no ato da inscrição, para qual nível de ensino deseja a certificação, como também indicar a Secretaria de Estado de Educação (SED) ou um dos Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul onde deseja retirar seu certificado.

As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro. Os candidatos devem informar os números do CPF e do RG, além de fornecer um e-mail e número de celular para receber informações do Inep.

Certificação X Declaração de proficiência - Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a declaração parcial de proficiência, para o participante que obtiver a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Como são as provas do Encceja?

Durante a inscrição, o participante deve ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Substituindo a conquista pela nota do enem, para quem ainda não tem tal nível. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova.

O Encceja Nacional é realizado em parceria com as 27 secretarias estaduais de educação - todas celebraram termo de parceria com o Inep.

Já as provas para o ensino médio são as seguintes: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias. Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19 de setembro.


Popular

CONNECT