"Inscrições para o Encceja terminam nesta sexta-feira " Acre

As inscrições para a edição 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) poderão ser feitas até a sexta-feira (27), às 23h59, pelo site do programa. Do número registrado, 196.435 inscritos são para o ensino fundamental e 824.798 para o ensino médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela elaboração e distribuição das provas (assim como sua aplicação e correção em todo o país). Além do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. O Encceja é gratuito e voluntário, ou seja, não é uma prova obrigatória - apenas os interessados em garantir a certificação de Ensino Fundamental ou Médio devem fazer as provas.

As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro.

Pessoas com 15 anos até a aplicação do exame podem se inscrever para o Encceja do ensino fundamental. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Entre 30 de abril e 4 de maio, serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social.

Neste ano, as provas estão marcadas para 5 de agosto e as notas dos candidatos devem ser divulgadas em outubro. O MEC esclareceu que quem emite essa certificação são as secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia reconhecidos pelo Inep.


Durante o processo de inscrição, o participante deve escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência, caso consiga a nota mínima exigida.

Serão duas provas por turno.

Para ser considerado aprovado e poder solicitar a emissão do certificado, o candidato deve atingir pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento e a nota mínima exigida na redação.

Ao fazer a inscrição, o participante também precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. As áreas avaliadas são: ciências naturais; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; e matemática.


Popular

CONNECT