Eurovisão: Estão escolhidos os últimos finalistas e Países Baixos furam apostas

As expectativas confirmaram-se. A primeira semifinal do maior espetáculo de música europeu foi o grande motor de conversa no Twitter na noite desta terça-feira, quando foram apurados dez países finalistas para a derradeira final do festival.

No horário em que a primeira semifinal foi emitida, entre as 20:00 e as 22:15, "a RTP1 foi líder perante a SIC (18,1% e 785 mil espectadores) e a TVI (21.4% e 929 espectadores)".

Os últimos 10 lugares disponíveis para a Grande Final do Festival Eurovisão da Canção, que decorre no próximo sábado (12) em Lisboa, estão agora ocupados.


Estes países juntam-se assim aos dez selecionados da primeira semifinal (Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda), aos cinco países fundadores (Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha e França) e ao país anfitrião (Portugal). Nesse dia estarão em competição: Noruega, Roménia, Sérvia, São Marino, Dinamarca, Rússia, Moldávia, Holanda, Austrália, Geórgia, Polónia, Malta, Hungria, Letónia, Suécia, Montenegro, Eslovénia e Ucrânia.

Além destes 43 filmes, o Turismo de Portugal desenvolveu ainda uma campanha para promover a realização da 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção na capital portuguesa, exclusiva a meios digitais de Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América. 'Dance You Off', bem emoldurada por belos efeitos gráficos, será a sua contribuição para a final. Tudo somando, a organização estima que a final tenha "um potencial de 200 milhões de telespectadores".

A 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção é realizado pela European Broadcasting Union (EBU, sigla em inglês) em parceria com a RTP, em Lisboa.


Popular

CONNECT