Haddad é denunciado por crime eleitoral

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), foi denunciado na noite dessa quinta-feira (10) pelo promotor Luiz Henrique Dal, da justiça eleitoral, por caixa 2 na campanha de 2012. Segundo Dal Poz, a campanha de Haddad usou notas fiscais inidôneas para prestar contas.

A denúncia narra que R$ 3 milhões teriam sido negociados com o empresário Ricardo Pessoa, da UTCa, e depois repactuados para R$ 2,6 milhões.

A assessoria de Haddad afirmou, em entrevista à TV Globo, que o ex-prefeito de São Paulo qualificou a denúncia "como um autêntico absurdo" e que ele irá "se defender perante a Justiça Eleitoral". Segundo ele, "ficou mais do que provado que os pagamentos referentes a serviços gráficos não correspondiam" à sua campanha.

Lula cumpre desde o passado dia 7 de abril, na sede da Polícia Federal de Curitiba, uma pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, imposta em janeiro por um tribunal de segunda instância. "Todos os interesses da UTC na cidade de São Paulo foram contrariadas pela gestão Haddad", diz a nota assinada pelos advogados Pierpaolo Bottini e Leandro Raca.


Segundo o advogado criminalista Luiz Flávio Borges D´Urso, defensor de Vaccari, seu cliente "jamais foi tesoureiro de campanha e nunca solicitou qualquer recurso para campanha de quem quer que seja".

A promotoria acusa mais quatro pessoas na mesma denúncia: o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto; Francisco Macena, responsável pela contabilidade da campanha, e os empresários e donos das gráficas envolvidas no caso, Francisco Carlos de Souza e Ronaldo Cândido.

O Destak não conseguiu localizar a defesa dos demais denunciados.

O Ministério Público estima o financiamento irregular em 2,6 milhões de reais (cerca de 616 mil euros) supostamente pagos pela construtora UTC Engenharia, implicada na rede de corrupção ligada à petrolífera estatal Petrobras.


Popular
  • Cientista de 104 anos morre na Suíça por suicídio assistido

    Cientista de 104 anos morre na Suíça por suicídio assistido

    Goodall falou ainda sobre sua falta de mobilidade, restrições médicas e a lei da Austrália proibitiva para retirar a própria vida. A legislação, no entanto, contempla apenas pacientes com doenças em fase terminal - o que não era o caso de Goodall.
    Em Goiás, mais de 44 mil regularizaram o título eleitoral

    Em Goiás, mais de 44 mil regularizaram o título eleitoral

    Edna Cristiane dos Santos também deixou para regularizar seu título no último dia e enfrentou muita dificuldade para conseguir. O prazo para que pessoas trans e travestis incluam o nome social no título de eleitor termina nesta quarta-feira (9).
    Bancos poderão mudar horário de funcionamento durante a Copa

    Bancos poderão mudar horário de funcionamento durante a Copa

    Pelo calendário do evento, o Brasil deve enfrentar a Suíça em 17 de junho, a Costa Rica em 22 de junho e a Sérvia em 27 e junho. E as agências ficam dispensadas do cumprimento do horário ininterrupto de funcionamento, conforme as normas em vigor.
  • Casal morre na véspera do casamento

    Casal morre na véspera do casamento

    O motorista do outro carro, Jorge Rocha , de 50 anos, também chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme moradores de Passos, acompanhada do noivo, a advogada Luana Regina viajou até Alfenas para atender um cliente.
    Efeitos da altitude: Jogo termina com Fluminense KO

    Efeitos da altitude: Jogo termina com Fluminense KO

    O fato de chegar ao local no dia do jogo é uma estratégia para amenizar os efeitos, mas não é nenhuma garantia de sucesso. Para o volante Jadson, os jogadores mostraram muita disposição para suportar a forte pressão do Nacional .
    Carta de Lula a Gleisi Hoffmann

    Carta de Lula a Gleisi Hoffmann

    No final da carta, Lula joga um balde de água fria naqueles petistas que esperavam uma iniciativa por parte do ex-presidente. Na carta, Lula reitera que é inocente e que admitir um plano B para o PT seria assumir um "crime" que não cometeu.
  • Num gesto 'surpresa', Gilmar Mendes revela que sofre enorme 'pressão' no Supremo

    Num gesto 'surpresa', Gilmar Mendes revela que sofre enorme 'pressão' no Supremo

    Paulo Vieira de Souza está no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, desde o dia 6 de abril, quando foi preso em casa. Paulo Vieira de Souza é investigado ao lado do senador José Serra (PSDB-SP) em inquérito em trâmite no STF.
    Benjamin Steinbruch é cotado para vice de Ciro, diz jornal

    Benjamin Steinbruch é cotado para vice de Ciro, diz jornal

    O primeiro nome pensado por Ciro para o posto de vice foi o do presidente da Coteminas, Josué Alencar, que está filiado ao PR. Em conversas reservadas, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, já disse que não teria resistências em apoiar o PDT.
    Inscrições no Enem começam segunda-feira

    Inscrições no Enem começam segunda-feira

    Para fazer a inscrição , o participante deve apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma senha. Em outra etapa da inscrição , precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.
  • Venda de móveis no varejo cai 6,3% em março

    Venda de móveis no varejo cai 6,3% em março

    O destaque no mês ficou por conta das vendas de combustíveis e lubrificantes, que cresceram 1,4% após quatro meses de quedas. Na passagem de fevereiro para março o comércio varejista brasileiro teve uma alta de 0,3% no volume de vendas.
    Gisele Itiê volta a postar foto completamente nua após imagem ser denunciada

    Gisele Itiê volta a postar foto completamente nua após imagem ser denunciada

    Após ter a foto bloqueada na rede social, a artista voltou a postá-la com os dizeres "Dead pero truly happy (and angry)". Ela vem postando fotos em que aparece totalmente nua em seu perfil no Instagram e isso vem incomodando algumas pessoas.
    Uber apresenta protótipo de táxi voador em Los Angeles

    Uber apresenta protótipo de táxi voador em Los Angeles

    Sublinhe-se que não será a Uber a construir o veículo, o que significa que este protótipo pode vir a não ser construído. A aeronave, que ainda não foi construída, é concebida para transportar quatro ocupantes e um piloto.

CONNECT