Israel lança ataque aéreo contra Gaza

Entre os mortos, está um adolescente de 14 anos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

Entretanto, para a inauguração da representação diplomática norte-americana em Jerusalém, o presidente norte-americano tinha anunciado que iria estar presente, mas afinal Trump não vai a Jerusalém.

Já entre os palestinos, a mudança foi recebida com um grande protestos na faixa de Gaza. Mas o mundo escutará nossa mensagem.

Apesar das ameaças de países árabes, que prometem manifestação contrárias à mudança, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, disseram ter convicção que a paz será "mais fácil" depois do dia 15 de maio.

Outro alvo dos protestos é o bloqueio feito por Israel e Egito contra a faixa de Gaza. Desde 30 de março, milhares protestam na fronteira, na chamada Grande Marcha do Retorno, que evoca o direito dos palestinos de retornarem para locais de onde foram retirados após 1948. O movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa da Gaza, alertou que apoia qualquer tentativa dos manifestantes de romper as barreiras fronteiriças.

O exército israelita espera que milhares de palestinos participem nos protestos contra a transferência da embaixada dos Estados Unidos.


A mudança da embaixada reforça a posição do governo Trump, que em dezembro do ano passado, reconheceu Jerusalém como a capital de Israel.

Depois da guerra de outubro de 1973, Costa do Marfim, o antigo Zaire (atual República Democrática do Congo) e o Quênia cortaram laços diplomáticos com Israel e fecharam suas embaixadas em Jerusalém.

O premiê israelense Benjamin Netanyahu se disse emocionado com as várias comemorações no mesmo dia: "Que dia comovente para o povo de Israel e o Estado de Israel". "Os EUA permanecem verdadeiramente comprometidos em conseguir um acordo de paz duradouro", disse ainda. "Ao contrário, é uma condição necessária para isso".

O líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, convocou no domingo a jihad contra os Estados Unidos, ao afirmar que a instalação da embaixada do país em Jerusalém é a prova de que as negociações e o "apaziguamento" não ajudaram os palestinos. Ele continuará a morar em sua residência oficial em Herzliya, ao norte de Tel Aviv.

"Escolher um dia trágico na história da Palestina (para abrir a embaixada de Jerusalém) mostra grande insensibilidade e desrespeito pelos princípios centrais do processo de paz", escreve o primeiro-ministro palestiniano, Hamdallah.


Popular
  • Islâmicos fazem atentados suicidas contra 3 igrejas na Indonésia

    Islâmicos fazem atentados suicidas contra 3 igrejas na Indonésia

    Uma fonte que não estava autorizada a falar com a imprensa disse que as crianças - duas meninas - também carregavam bombas. Duas das maiores organizações muçulmanas da Indonésia , Nahdlatul Ulama e Muhammadiyah, também condenaram os ataques.
    Cartão de crédito da Apple poderá ser lançado

    Cartão de crédito da Apple poderá ser lançado

    Apesar de saber-se deste tipo de negociações entre a Apple e a Goldman Sachs , ainda há muitas dúvidas em relação a esta novidades.
    Casal morre na véspera do casamento

    Casal morre na véspera do casamento

    O motorista do outro carro, Jorge Rocha , de 50 anos, também chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme moradores de Passos, acompanhada do noivo, a advogada Luana Regina viajou até Alfenas para atender um cliente.
  • Finanças convocam hospitais para reunião sem o Ministério da Saúde

    Finanças convocam hospitais para reunião sem o Ministério da Saúde

    E é, no mínimo estranho, que o tenha feito sem a presença de qualquer responsável da Saúde . A informação é avançada esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias .
    Hoje tem clássico na arena Corinthians

    Hoje tem clássico na arena Corinthians

    A narração do clássico será feita por Milton Leite, com comentários do jornalista Mauricio Noriega. Para quem não vai ao estádio, o confronto será transmitido pelo 'Premiere' para TV fechada.
    Instagram ganha ferramenta de enquete em forma de emoji deslizante

    Instagram ganha ferramenta de enquete em forma de emoji deslizante

    Depois, assim como na enquete tradicional, é possível ver como cada pessoa votou e também qual o valor médio de todas as opiniões. Para desfrutar da ferramenta, o usuário deverá acessar o menu de extras do Instagram , quando quiser postar alguma foto .
  • 'Brooklyn Nine-Nine' é comprada pela NBC e terá 6ª temporada

    'Brooklyn Nine-Nine' é comprada pela NBC e terá 6ª temporada

    O canal NBC foi o vencedor dos direitos da série , anunciando uma sexta temporada composta por treze episódios. Brooklyn Nine-Nine também foi a série de comédia de maior audiência da Fox nesta temporada.
    Volvo to bring Google Maps, Play Store to in-car Android system

    Volvo to bring Google Maps, Play Store to in-car Android system

    With it, you can pull up directions, make phone calls and listen to music by issuing voice commands or via the touch screen. As I noted in my iPhone X review , Apple's new gesture-based navigation system is so good it's almost intuitive.
    Ministro do TSE nega liminar para Lula ser representado em sabatina

    Ministro do TSE nega liminar para Lula ser representado em sabatina

    A liminar ao TSE pede, ainda, o cancelamento das sabatinas e a imposição de multa de até R$ 25 mil por campanha antecipada. No entanto, o ex-presidente não foi convidado e nem o PT foi consultado sobre a eventual participação de 1 representante.
  • Perfis no Instagram de Hugo Gloss e Nana Rude saem do ar

    Perfis no Instagram de Hugo Gloss e Nana Rude saem do ar

    Há anos fechamos parceria com a Getty Images e várias outras agências de conteúdo, assim como gravadoras de música e canais de TV. Agências fotográficas e até mesmo a TV Globo se queixaram do uso de registros sem contrato, autorização ou identificação.
    Israel lançou novo ataque contra território sírio

    Israel lançou novo ataque contra território sírio

    Ontem, o petróleo fechou em seu maior valor desde o fim de 2014 devido às tensões no Oriente Médio, grande região exportadora, e o consequente risco de uma menor oferta do óleo no mercado.

    "O Irã ultrapassou a linha vermelha após o ataque com mísseis" — Netanyahu

    Khatami também fez ameaças a Israel , dizendo que se o arqui-inimigo iraniano agir "estupidamente"; as cidades de Tel Aviv e Haifa serão destruídas.

CONNECT