MPT cobra 'representatividade racial' em novela que se passa na Bahia

"O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), enviou à Rede Globo uma notificação recomendatória, devido a repercussão da estreia da novela "Segundo Sol", que será exibida no horário nobre". O principal conflito da trama consiste no fato de que o protagonista, Emílio Dantas, é convencido a não dizer a verdade sobre o que aconteceu e assumir uma nova identidade em uma localidade distante do litoral baiano, onde formará um par romântico - e branco - com a personagem de Giovana Antonelli. Segundo o Ministério Público, o ato gera a "perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra".

A União de Negros pela Igualdade (Unegro Brasil), com sede em Salvador, protocolou nesta quinta-feira, 10, ação civil pública contra a Rede Globo por práticas discriminatórias e racistas.

De acordo com o site, em se tratando especialmente de "Segundo Sol", a Promotoria recomendou a realização de adequações no roteiro e produção para assegurar a participação de atores negros e atrizes negras "de forma que represente a diversidade étnica".


Se a empresa descumprir e não convocar mais atores negros, recusando-se a seguir as recomendações do MPT, o Ministério Público poderá até mesmo ingressar com uma ação contra a emissora. "Decidimos expedir essa nota, com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial". Caso as sugestões sejam descumpridas nos prazos estipulados o órgão poderá pedir que a emissora preste esclarecimentos em audiência ou poderá ser alvo de uma ação judicial.

A recomendação estabelece ainda 1 conjunto de ações a ser tomado para que a igualdade racial seja respeitada não somente no elenco da novela, mas em todo o ambiente de trabalho da Rede Globo.

O órgão ainda fez 14 recomendações para a rede de TV cumprir em até 45 dias, como elaborar um plano para garantir a inclusão e a igualdade, realizar um censo de quantos artistas, jornalistas e comentaristas negros trabalham na empresa, além de promover campanhas contra o racismo.


Popular
  • Hoje tem clássico na arena Corinthians

    Hoje tem clássico na arena Corinthians

    A narração do clássico será feita por Milton Leite, com comentários do jornalista Mauricio Noriega. Para quem não vai ao estádio, o confronto será transmitido pelo 'Premiere' para TV fechada.
    Cartão de crédito da Apple poderá ser lançado

    Cartão de crédito da Apple poderá ser lançado

    Apesar de saber-se deste tipo de negociações entre a Apple e a Goldman Sachs , ainda há muitas dúvidas em relação a esta novidades.
    Dez pessoas são presas no Rio em operação contra roubo de carga

    Dez pessoas são presas no Rio em operação contra roubo de carga

    Foram 2.636 ocorrências entre janeiro e março contra 1.926 registradas no mesmo período de 2017. Os suspeitos foram levados para a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá.
  • Comércio funciona em horário especial na véspera do Dia das Mães

    Comércio funciona em horário especial na véspera do Dia das Mães

    A expectativa do comércio para o Dia das Mães é de que ocorra a maior alta nas vendas dos últimos cinco anos. Quem ainda não adquiriu o presente para sua mãe, pode aproveitar os horários especiais do comércio.
    F1: Lewis Hamilton defende que a Ferrari esta a fazer bluff

    F1: Lewis Hamilton defende que a Ferrari esta a fazer bluff

    O finlandês Valtteri Bottas larga em segundo com a Mercedes (1min16s213) e Vettel (1mins16s305) foi o terceiro com a Ferrari. A largada do GP da Espanha de Fórmula 1, a quinta etapa da atual temporada, será às 10h10 (de Brasília) deste domingo.
    Rafinha e Robben renovam pelo Bayern

    Rafinha e Robben renovam pelo Bayern

    Rafinha , de 32, foi contratado em 2011 e esta época foi muitas vezes segunda opção - perdeu para os laterais Kimmich e Alaba -, destacando-se os seis títulos de campeão e a Liga dos Campeões.
  • Greve dos médicos: Terceiro dia regista adesão global superior a 85%

    Greve dos médicos: Terceiro dia regista adesão global superior a 85%

    Nas consultas externas hospitalares a adesão era de 75%, de acordo com as mesmas fontes, enquanto nos cuidados primários chegava aos 85%.
    Venda de móveis no varejo cai 6,3% em março

    Venda de móveis no varejo cai 6,3% em março

    O destaque no mês ficou por conta das vendas de combustíveis e lubrificantes, que cresceram 1,4% após quatro meses de quedas. Na passagem de fevereiro para março o comércio varejista brasileiro teve uma alta de 0,3% no volume de vendas.
    Efeitos da altitude: Jogo termina com Fluminense KO

    Efeitos da altitude: Jogo termina com Fluminense KO

    O fato de chegar ao local no dia do jogo é uma estratégia para amenizar os efeitos, mas não é nenhuma garantia de sucesso. Para o volante Jadson, os jogadores mostraram muita disposição para suportar a forte pressão do Nacional .
  • E3 2018 | Sony revela destaques e hora da conferência

    E3 2018 | Sony revela destaques e hora da conferência

    Para Death Stranding ele prometeu um "novo relatório completo para todos entenderem o que está acontecendo ao redor desse título". Na conferência só serão mostrados jogos, não vão existir anúncios de hardware .
    Thanos chega ao fortnite

    Thanos chega ao fortnite

    Como sempre, 100 jogadores pousarão no mapa, mas a diferença é que um meteoro cairá também, trazendo a Manopla do Infinito . Durante um tempo limitado, os jogadores de Fortnite poderão jogar como o antagonista de Avengers: Infinity War .
    Casal morre na véspera do casamento

    Casal morre na véspera do casamento

    O motorista do outro carro, Jorge Rocha , de 50 anos, também chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme moradores de Passos, acompanhada do noivo, a advogada Luana Regina viajou até Alfenas para atender um cliente.

CONNECT