Quim Torra, independentista leal a Puigdemont, toma posse como presidente da Catalunha

A Candidatura de União Popular (CUP), partido de extrema-esquerda e independentista da Catalunha, decidiu abster-se na votação desta segunda-feira para eleger Quim Torra para o cargo de próximo presidente do governo autonómico daquela região. Nas eleições autonómicas de dezembro de 2017, convocadas por Madrid após a declaração unilateral da independência do final de outubro do mesmo ano, os independentistas que entraram para o parlamento regional foram o Juntos Pela Catalunha (34 deputados; liderado por Carles Puigdemont, então na Bélgica), a Esquerda Republicana Catalunha (32 deputados; cujo cabeça de lista, Oriol Junqueras, já estava à altura em prisão preventiva); e a CUP, com 4 deputados.

O governo espanhol classificou o discurso de Torra como belicoso e Andrea Levy, parlamentar do Partido do Povo (PP), o mesmo de Rajoy, disse nesta segunda-feira em uma entrevista à televisão que Madri voltará a impor o controle direto se a nova gestão se opuser à lei.

Apesar de defender o diálogo com Madri, Torra está alinhado com a estratégia do antecessor Puigdemont, partidário de manter a tensão com o Estado. Uma maioria simples era tudo que ele necessitava para ser eleito como líder, depois de ficar aquém de uma maioria absoluta em uma votação realizada no sábado.

Na ocasião, Torra prometeu trabalhar "sem descanso" pela independência e facilitar mais adiante o retorno ao poder de Puigdemont, que chamou de "presidente legítimo".

O novo presidente regional catalão obteve 66 votos a favor contra 65 contra, além de quatro abstenções.


Torra é deputado do partido Juntos Pela Catalunha.

Após consultar suas bases, o partido anunciou a abstenção para não bloquear "a formação de um novo governo", mas advertiu que fará oposição ativa a qualquer plano de governo "que não avance na construção de medidas republicanas".

O ex-presidente destituído, que fugiu para o exterior antes de ser processado por rebelião, está em liberdade sob fiança na Alemanha e aguarda para saber se será extraditado.

A decisão surgiu depois de o Tribunal Constitucional espanhol ter suspendido a lei que permitia a investidura à distância de Carles Puigdemont, em resultado de um recurso apresentado pelo Governo espanhol contra a lei regional, aprovada pelo Parlamento da Catalunha com os votos dos partidos independentistas.


Popular
  • SpaceX lança seu novo foguete Falcon 9 Block 5

    SpaceX lança seu novo foguete Falcon 9 Block 5

    O foguete tentará regressar à Terra e pousar em posição vertical em uma plataforma móvel no oceano Atlântico. A companhia planeja se concentrar em uma nova geração de foguetes de carga pesada, chamados BFR.
    Segunda fase da Operação Tiradentes começa sexta-feira

    Segunda fase da Operação Tiradentes começa sexta-feira

    As atividades abrangerão também as áreas comerciais para neutralizar crimes contra o patrimônio, e as regiões residenciais. A primeira Operação Tiradentes aconteceu no ano passado, nos dias 20 e 21 de abril.
    Casal morre na véspera do casamento

    Casal morre na véspera do casamento

    O motorista do outro carro, Jorge Rocha , de 50 anos, também chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme moradores de Passos, acompanhada do noivo, a advogada Luana Regina viajou até Alfenas para atender um cliente.
  • Perfis no Instagram de Hugo Gloss e Nana Rude saem do ar

    Perfis no Instagram de Hugo Gloss e Nana Rude saem do ar

    Há anos fechamos parceria com a Getty Images e várias outras agências de conteúdo, assim como gravadoras de música e canais de TV. Agências fotográficas e até mesmo a TV Globo se queixaram do uso de registros sem contrato, autorização ou identificação.
    Médico da Seleção diz que Fagner pode ser convocado para a Copa

    Médico da Seleção diz que Fagner pode ser convocado para a Copa

    O lateral do PSG será operado e está fora da Copa, então o jogador do Corinthians é um dos candidatos para a lateral direita. Na sede da CBF, Tite vai divulgar a lista com os 23 nomes dos jogadores e receber a imprensa para uma coletiva.
    Google is Giving Developers a Free 4K HDR Android TV Dongle

    Google is Giving Developers a Free 4K HDR Android TV Dongle

    And "Wind Down Mode" will fade the screen to greyscale at a designated bedtime to help users disconnect before bed. Along with Android P's first public beta release came a brand new gesture based navigation method.
  • Frente fria traz chuvas esparsas no Estado e temperatura moderada em Cuiabá

    Frente fria traz chuvas esparsas no Estado e temperatura moderada em Cuiabá

    Em Cuiabá e toda a Baixada Cuiabana a temperatura cai, assim como em todo o estado, mas o frio não será intenso, por enquanto. O forte abafamento e o avanço das áreas de instabilidade também devem resultar em temporais entre a tarde e a noite.
    Coreia do Norte anuncia cerimônia para fechar campo de testes nucleares

    Coreia do Norte anuncia cerimônia para fechar campo de testes nucleares

    O governo afirmou que decidiu tomar "medidas técnicas" para desmantelar os centros. O comunicado foi feito por meio da agência estatal do país.
    Thanos chega ao fortnite

    Thanos chega ao fortnite

    Como sempre, 100 jogadores pousarão no mapa, mas a diferença é que um meteoro cairá também, trazendo a Manopla do Infinito . Durante um tempo limitado, os jogadores de Fortnite poderão jogar como o antagonista de Avengers: Infinity War .
  • Comércio funciona em horário especial na véspera do Dia das Mães

    Comércio funciona em horário especial na véspera do Dia das Mães

    A expectativa do comércio para o Dia das Mães é de que ocorra a maior alta nas vendas dos últimos cinco anos. Quem ainda não adquiriu o presente para sua mãe, pode aproveitar os horários especiais do comércio.
    Indulto a mulheres e transexuais presas é concedido por Temer

    Indulto a mulheres e transexuais presas é concedido por Temer

    Além disso, o decreto publicado no Diário Oficial também reduzia o tempo necessário de cumprimento de pena para obter o perdão. Em nenhum dos casos, contudo, as mulheres podem ter sido punidas com prática de falta grave ao longo dos últimos 12 meses.
    Instagram ganha ferramenta de enquete em forma de emoji deslizante

    Instagram ganha ferramenta de enquete em forma de emoji deslizante

    Depois, assim como na enquete tradicional, é possível ver como cada pessoa votou e também qual o valor médio de todas as opiniões. Para desfrutar da ferramenta, o usuário deverá acessar o menu de extras do Instagram , quando quiser postar alguma foto .

CONNECT