PIB aumentou 2,1% no primeiro trimestre do ano

De acordo com a estimativa rápida hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, aumentou 2,1 por cento em volume no primeiro trimestre de 2018 (2,4 por cento no trimestre anterior) e, comparativamente com o quarto trimestre de 2017, o PIB aumentou 0,4 por cento em termos reais (0,7 por cento no trimestre anterior). O INE assinala que, no primeiro trimestre, tanto em termos homólogos como em cadeia, as exportações cresceram menos que as importações.

Os analistas ouvidos pela Lusa estimavam que o PIB crescesse 0,6% em cadeia e 2,2% em termos homólogos. Na Alemanha, a economia com maior peso na zona euro, a variação do PIB em cadeia passou de 0,6% para 0,3% e a homóloga de 2,9% para 2,3%.

Segundo o INE, a procura externa "registou um contributo mais negativo, em resultado da desaceleração mais acentuada das exportações". O contributo positivo da procura interna estabilizou no 1º trimestre, verificando-se uma ligeira travagem do consumo privado.

Face ao trimestre anterior, o INE realça que "contributo da procura externa foi negativo, após ter sido positivo no trimestre anterior". Já no que diz respeito à França, o abrandamento foi de 0,7% para 0,3% no crescimento em cadeia e de 2,6% para 2,1% no crescimento homólogo.

O banco BBVA é o que se mostrava mais otimista quanto ao desempenho trimestral, mantendo "as tendências no consumo e no investimento". Comissão Europeia e Banco de Portugal apresentam a mesma estimativa, já o FMI está ligeiramente mais otimista, ao prever um crescimento de 2,4%.


No fim de abril, a síntese de conjuntura do ISEG - Instituto Superior de Gestão e Economia apontava para um crescimento homólogo de 2,3% e de 0,6% em cadeia no 1º. trimestre.

No entanto, o objetivo anual ainda parece alcançável pois faltam nove meses de atividade até ao final de 2018, apesar de começarem a surgir sombras no horizonte, como por exemplo a subida rápida do petróleo, que pode complicar o crescimento da economia já este ano, como noticiou o Dinheiro Vivo. Do lado da procura interna, o consumo privado perdeu gás, enquanto o investimento ganhou ímpeto.

A economia francesa cresceu 0,3% no primeiro trimestre, abaixo dos 0,7% dos últimos três meses de 2017.

A expansão de 2,1% deste arranque de ano fica abaixo da projeção do governo (Programa de Estabilidade), que é 2,3% para 2018 como um todo.

O NECEP estima um crescimento do PIB de 2,4% no conjunto do ano, em 2018.


Popular
  • OFICIAL: Thomas Tuchel é o novo treinador do PSG

    OFICIAL: Thomas Tuchel é o novo treinador do PSG

    Nesta segunda-feira, o clube francês anunciou a chegada do ex-treinador Borussia Dortmund por duas temporadas. Existe um potencial extraordinário em Paris e este é o desafio mais excitante que chegou até mim.
    Ema decide viver no cortiço — Orgulho e Paixão

    Ema decide viver no cortiço — Orgulho e Paixão

    Calma que a gente explica esse rolê pra você! Camilo sofre ao constatar que Julieta o prejudicou na busca por um trabalho. Susana (Alessandra Negrini) beija Xavier (Ricardo Tozzi ) selando o pacto supremo com outro vilão da novela.
    Benfica em 2.º lugar após derrota do Sporting na Madeira

    Benfica em 2.º lugar após derrota do Sporting na Madeira

    O brasileiro converteu um pontapé de penálti, aos 52 minutos, depois de um corte com o braço , dentro da área, de Alfa Semedo . O Sporting foi à Madeira perder com o Marítimo (2-1) e o Benfica venceu 1-0 ao Moreirense .
  • CAS amplia pena de Guerrero, e peruano está fora da Copa

    CAS amplia pena de Guerrero, e peruano está fora da Copa

    O jogador e a defesa alegaram inocência e disseram que houve contaminação em um chá tomado no período da concentração. A CAS aceitou a apelação da Wada e impôs uma suspensão de 14 meses a Paolo Guerrero , capitão do Peru .
    Médico da seleção brasileira libera Neymar para treinos

    Médico da seleção brasileira libera Neymar para treinos

    Segundo o tabloide, o Manchester United está disposto a gastar grande capital para ter o brasileiro em seu plantel. O atacante deverá voltar a atuar apenas em 3 de junho, no amistoso com a Croácia, em Liverpool.

    "Quando estamos juntos, tudo da certo", diz namorado de Fátima Bernardes

    Em vídeo divulgado nas redes sociais, ela ensina o namorado Túlio Gadelha , que a acompanha na viagem, a passar roupa. No Instagram, ele afirmou que estão indo para Miami, nos Estados Unidos, para passar três dias.
  • Peão morre após ser pisoteado por touro de 1 tonelada; veja vídeo

    Peão morre após ser pisoteado por touro de 1 tonelada; veja vídeo

    A morte foi confirmada pela PBR Brasil e pela Sociedade Rural de Maringá. "Pedimos aos fãs muitas orações", diz a publicação. De acordo com informações, o peão sofreu uma fratura cervical, além de uma parada cardiorrespiratória.
    São Paulo arranca empate no final

    São Paulo arranca empate no final

    Aos 38 minutos, Edigar Junior aproveitou a bola desviada por Élber para chutar de primeira e marcar o segundo gol dele na partida. A partida começou a ficar mais aberta, com o São Paulo insistindo nas jogadas áreas e o Bahia ameaçando ampliar a vantagem.
    Israel lança ataque aéreo contra Gaza

    Israel lança ataque aéreo contra Gaza

    Já entre os palestinos, a mudança foi recebida com um grande protestos na faixa de Gaza . Entre os mortos, está um adolescente de 14 anos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
  • Pedida nova prisão de Paulo Preto, apontado como operador do PSDB

    Pedida nova prisão de Paulo Preto, apontado como operador do PSDB

    Souza faltou a audiência nesta 2ª feira (14.mai.2018), o que foi considerado 1 desrespeito pelo Ministério Público Federal. O ministro também suspendeu um interrogatório de Preto que estava marcado para a próxima segunda-feira.
    Melania Trump é hospitalizada às pressas e passa por cirurgia no rim

    Melania Trump é hospitalizada às pressas e passa por cirurgia no rim

    A primeira-dama dos Estados Unidos , Melania Trump , 48, passou por uma cirurgia na manhã desta segunda-feira para tratar o que a Casa Branca chamou de uma "condição benigna nos rins".
    Nomes para a Copa da Rússia 2018 serão divulgados hoje, 14

    Nomes para a Copa da Rússia 2018 serão divulgados hoje, 14

    A interrogação mais recente surgiu em relação à lateral direita , já que Daniel Alves não terá condições físicas de ser convocado. Fagner , à semelhança de Filipe Luis também teve uma lesão complicada, ainda que menos grave e estava em dúvida.

CONNECT