Roberto Farias, cineasta carioca, morre aos 86 anos

A Academia Brasileira de Cinema, em nome de sua Diretoria e Conselhos, comunicou ontem (14/05) o falecimento de seu Diretor-Presidente, Roberto Farias, no Rio de Janeiro. "Uma perda irreparável", escreveu Paulo Mendonça, diretor-geral e sócio do Canal. Sua gestão na Embrafilme coincide com o período de maior público do filme nacional em relação ao produto estrangeiro.

Aos 86 anos, grande parte deles dedicados ao cinema, Roberto lutava contra um câncer. Um homem do cinema. Praticamente, ele sabia fazer de tudo num set filmagens e nas ilhas de pós-produção.

Farias produziu mais de 25 filmes de longa-metragem, entre eles clássicos como "O assalto ao trem pagador" (1962), que também dirigiu, além de "Toda nudez será castigada", "Aventuras com Tio Maneco", "Maneco, o super-tio" e "Não quero falar sobre isso agora". Em 2012, eles foram homenageados na 7ª Mostra CineOP, em Ouro Preto, onde contaram muitas histórias.

Conta a lenda que o nome dele ganhou um "s" por causa de um erro de cartório.

Era sócio, na época, da produtora R.F. Farias, com os irmãos Riva Farias e Reginaldo Faria -este, até então conhecido apenas como ator, com "Os Paqueras" (1969), foi lançado pelo irmão na direção.

Sobrinho do cineasta, o ator Marcelo Faria postou uma homenagem ao tio em uma rede social.

Roberto Farias teve uma formação cinematográfica forjada na prática. Nasceu em 1932 em Nova Friburgo, região serrana do Rio, e, ainda jovem, cursou a Escola de Belas Artes, indo trabalhar nos estúdios Atlântida.


Como diretor, estreou em 1957 com "Rico Ri à Toa", uma chanchada estrelada por Zé Trindade. O ritmo das chanchadas ficaria no sangue Roberto Farias por mais dois longas: em No Mundo da Lua (1958) e Um Candango na Belacap (1961), em que dirigiu Grande Otelo e Ankito.

No gênero policial, fez "Cidade Ameaçada" (1960), também inspirado em fatos reais, sobre grupos de criminosos.

A visão estratégica de cinema também estava na escolha de seus filmes.

Até 1986, o cineasta continuaria a dirigir filmes.

Com Reginaldo fez ainda "Pra Frente Brasil" (1982), outro trabalho importante ao abordar as torturas ocorridas no governo militar quando a ditadura ainda não havia se encerrado (o que aconteceu somente em 1985).

Na TV, dirigiu minisséries como As Noivas de Copacabana e Memorial de Maria Moura, além de vários episódios do programa Você decide.

Farias também foi produtor e distribuidor. Na década de 1960 e começo da década de 1970, ele esteve à frente da Difilm (a principal distribuidora dos filmes do Cinema Novo ) e da Ipanema Filmes (especializada em comédias e filmes policiais).


Popular
  • NES Classic Edition regressa às lojas a 29 de junho

    NES Classic Edition regressa às lojas a 29 de junho

    A NES Classic vem equipada com dezenas de jogos da era dos 8-bit, casos de The Legend of Zelda , Super Mario Bros . Em setembro passado a Nintendo voltou a anunciar o início da produção, embora não tenha partilhado mais detalhes.
    CNT/MDA: Lula lidera em todos os cenários

    CNT/MDA: Lula lidera em todos os cenários

    A pesquisa CNT/MDA agora divulgada também questionou a opinião dos entrevistados em relação à confiança na Justiça brasileira. Na intenção de voto estimulada, a diferença de percentuais é ainda maior: 32,4 de Lula, contra 16,7% de Bolsonaro.
    Israel lança ataque aéreo contra Gaza

    Israel lança ataque aéreo contra Gaza

    Já entre os palestinos, a mudança foi recebida com um grande protestos na faixa de Gaza . Entre os mortos, está um adolescente de 14 anos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
  • Atlético-PR x Atlético-MG ao vivo - Saiba onde será transmitido

    Atlético-PR x Atlético-MG ao vivo - Saiba onde será transmitido

    Com isso, Thiago Larghi optou por mudar ainda nos 45 minutos iniciais, tirando Otero e Luan para as entradas de Cazares e Elias . O auxilio eletrônico parece não ter ajudado o goleiro, já que ele levou dois gols e viu o Atlético-PR perder por 2x1.
    Polícia investiga suspeita de crimes sexuais contra jovem em Braga

    Polícia investiga suspeita de crimes sexuais contra jovem em Braga

    Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor. A jovem, de 20 anos, foi encontrada caída, semi-nua e alcoolizada.
    Polícia Federal aponta superfaturamento em obras no DF

    Polícia Federal aponta superfaturamento em obras no DF

    Mas, após termos aditivos, o valor final alcançou R$ 1,5 bilhão, se tornando o estádio mais caro da Copa do Mundo de 2014. O esquema criminoso é suspeito de ter realizado pagamento de vantagens financeiras indevidas a autoridades públicas.
  • São Paulo arranca empate no final

    São Paulo arranca empate no final

    Aos 38 minutos, Edigar Junior aproveitou a bola desviada por Élber para chutar de primeira e marcar o segundo gol dele na partida. A partida começou a ficar mais aberta, com o São Paulo insistindo nas jogadas áreas e o Bahia ameaçando ampliar a vantagem.
    Islâmicos fazem atentados suicidas contra 3 igrejas na Indonésia

    Islâmicos fazem atentados suicidas contra 3 igrejas na Indonésia

    Uma fonte que não estava autorizada a falar com a imprensa disse que as crianças - duas meninas - também carregavam bombas. Duas das maiores organizações muçulmanas da Indonésia , Nahdlatul Ulama e Muhammadiyah, também condenaram os ataques.
    Dezenas de países boicotam inauguração de Embaixada dos EUA em Jerusalém

    Dezenas de países boicotam inauguração de Embaixada dos EUA em Jerusalém

    A decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel incitou meses de protestos nos territórios palestinos. Portugal, tal como a grande maioria dos países da União Europeia, vai estar de fora, apesar de ter recebido convite.
  • Resumo da novela

    Resumo da novela "Deus Salve o Rei" de segunda 14/05

    Catarina avisa a Afonso da proposta feita a ela por Otávio, demonstrando falsamente sua lealdade ao rei. Glória (Monique Alfradique) afirma a Naná que terminará o noivado com Ístvan (Vinícius Calderoni).
    Melania Trump é hospitalizada às pressas e passa por cirurgia no rim

    Melania Trump é hospitalizada às pressas e passa por cirurgia no rim

    A primeira-dama dos Estados Unidos , Melania Trump , 48, passou por uma cirurgia na manhã desta segunda-feira para tratar o que a Casa Branca chamou de uma "condição benigna nos rins".
    Benfica em 2.º lugar após derrota do Sporting na Madeira

    Benfica em 2.º lugar após derrota do Sporting na Madeira

    O brasileiro converteu um pontapé de penálti, aos 52 minutos, depois de um corte com o braço , dentro da área, de Alfa Semedo . O Sporting foi à Madeira perder com o Marítimo (2-1) e o Benfica venceu 1-0 ao Moreirense .

CONNECT